VOLTA REDONDA PARTICIPA DO EVENTO ‘CONEXÃORIO 2030 G20 SOCIAL’ COM PROJETO SUSTENTÁVEL

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA) participou do evento ‘Conexão Rio 2030 G20 Social’, que aconteceu no Rio de Janeiro, nessa quinta-feira (14). O município concorreu ao prêmio do concurso de boas práticas do Desafio dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), participando com o projeto “Escola Sustentável, Eu Curto”, sobre a transformação da gestão energética nas escolas do município, unindo tecnologia e educação ambiental.

“Com lâmpadas LED e uma usina fotovoltaica, a Prefeitura de Volta Redonda reduziu o consumo em mais de 1 milhão kWh/ano, capacitou profissionais e impactou 35 mil alunos em práticas sustentáveis, promovendo energia limpa, redução de custos e formação de agentes transformadores. Fomos o primeiro município do país com eficientização energética em todas as escolas, com um modelo de sustentabilidade por parceria público-privada”, disse o secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda, Anderson de Azevedo.

A premiação mobilizou grande parte dos municípios e Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro para contribuir na implementação da Agenda Rio 2030. O convite para a participação de Volta Redonda veio do governo do estado, através da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que juntos implementam o projeto Rio Inclusivo e Sustentável.

O G20 Social é uma iniciativa dentro do contexto do G20 que busca discutir políticas para oferecer melhores condições de vida à população, servindo ainda como uma plataforma para compartilhar boas práticas buscando fortalecer a cooperação internacional em temas sociais. 

pablo_admin